Em 1999, o Centro abre as suas funções na Residência Paroquial de Avidos, provisoriamente, propondo-se na contribuição para a promoção integral de todos os paroquianos ou com as instituições particulares num espirito de solidariedade humana, cristã e social, estendendo-se também aos habitantes das freguesias vizinhas.
Durante este tempo, deu apenas apoio à terceira idade, nomeadamente com o Serviço de Apoio Domiciliário e o fornecimento do meio de transporte e alimentação ao pré-escolar (1ª infância) e ao ensino primário (2ª infância) existente na freguesia de Avidos.
Entretanto construiu-se um novo edifício na mesma sede em 2003, contendo as restantes valências, como a Creche (1ª infância), o CATL (2ª infância), o Centro de Dia, o Mini-Lar e o Serviço de Apoio Domiciliário.
Em 2015 iniciou-se um processo de reformulação do edifício para ampliação da valência de ERPI para capacidade de 40 utentes. A valência de CATL, entretanto denominada de pontas, desenvolveu a sua atividade no edifício ao lado da sede (antiga Residência Paroquial) também renovado e equipado para o efeito, entretanto cessou atividade em 30 setembro de 2019.